4 de nov. de 2011

Andréa del Fuego conquista Prêmio Literário José Saramago



        A brasileira Andréa del Fuego, 36 anos, de São Paulo, venceu o Prêmio Literário José Saramago, com o romance Os Malaquias, conforme foi anunciado recentemente em Lisboa pela organização.Lançado em 2010, Os Malaquias conta a história de três irmãos que ficam órfãos quando seus pais são atingidos por um raio.

        Esta é a sétima edição do Prêmio, no valor de 25.000€, que distingue autores com obra editada em língua portuguesa, no último biênio, menores de 35 anos à data de publicação.

       O júri foi constituído pela escritora Nélida Piñon, a poetisa Ana Paula Tavares, a presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Río, e o escritor Vasco Graça Moura. Por escolha da presidente Guilhermina Gomes integraram também o júri Manuel Frias Martins, Maria de Santa Cruz e Nazaré Gomes dos Santos. Nelida Piñon destacou o "inusitado vigor" da narrativa de Andréa del Fuego e considera o seu talento "talhado" para o Prêmio Saramago.

Andréa del Fuego é autora da trilogia de contos Minto enquanto posso (2004), Nego tudo (2005) e Engano seu (2007). Participa das antologias Os cem menores contos brasileiros do século e 30 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira, entre outras. Publicou também Blade Runner, em 2007, pela editora Mojo Books. A escritora ainda tem tem um romance inédito, Serra Morena.


[José Carlos da Silva]